terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Estado de São Paulo tem seu primeiro inventário

A Secretaria de Meio Ambiente e a Cetesb lançam primeiro inventário de emissões de gases-estufa do Estado de São Paulo. Até 2020 será necessário reduzir 28,6 toneladas

O Estado de São Paulo já tinha uma lei de mudanças climáticas. Mas até esta semana não tinha um inventário de suas emissões de gases do efeito estufa. Agora sim, será possível calcular exatamente a quantia que deverá reduzir- o cálculo da lei foi feito por estimativa. E, de acordo com o primeiro levantamento realizado pela SMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e pela agência ambiental Cetesb, o Estado terá de cortar 28,6 toneladas de gases.

O inventário tem como ano base 2005, quando foram emitidas 143,4 milhões de toneladas de gases-estufa. A maior parte delas – 81,2 milhões, ou 57% -, vieram da geração de energia e do uso de transportes. Apenas neste último setor, foram 39,8 milhões de toneladas de gases, o que equivale a mais do que a meta de redução estabelecida na lei do clima para 2020.

Portanto é principalmente aí que São Paulo terá de se controlar. Uma das maneiras de fazer isso é incentivando formas de transportes menos poluidoras do que as rodovias, usadas largamente. Duas alternativas são as hidrovias e ferrovias. Em ordem do maior para o menor emissor, os outros setores apontados pelo inventário são:
- agropecuária, 20%;
- mudanças no uso da terra e desmatamento, 9%;
- indústria, 8% e
- resíduos, 6%.

Feito a partir de dados coletados em três anos de consulta pública, o inventário de emissões do estado de São Paulo mostra que sua matriz de poluição é diferente da nacional. Considerando as emissões de todo o país, é o desmatamento que está a frente. Depois de diagnosticada a situação do Estado de São Paulo, no ano que vem a Secretaria estudará, em conjunto com os setores, metas específicas para cada um.

São Paulo foi o primeiro Estado do Brasil a fazer seu inventário de emissões com base nos padrões definidos pelo IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

Leia mais informações no Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário