quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Alunas da Metodista vencem o Desafio Santander de Sustentabilidade


O grupo Conexão Sustentável, com o Projeto Bixo Verde, de autoria das estudantes Andréa Fajardo Ramos, Ingrid Fregonez e Thamires Bellota, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de São Paulo, orientadas pela professora do Laboratório de Ensino de Ciências da Faculdade de Saúde (FACSAÚDE), Vera Cambréa, venceu o Desafio Santander de Sustentabilidade. A premiação ocorreu nesta quarta-feira à noite, 15 de dezembro, na Torre Santander, em São Paulo. Como prêmio, as alunas ganharam uma bolsa de estudos de duas semanas para o curso de Empreendedorismo, na Babson College, em Boston, EUA.

“Todos os grupos finalistas do desafio tinham excelentes propostas, por isso, a expectativa era enorme, misturada à ansiedade e a emoção. Quando anunciaram o nome do nosso grupo como vencedor, mal pudemos acreditar”, contou a professora Vera. Segundo ela, o trabalho foi desenvolvido especialmente para o Desafio Santander, porém, ao longo de sua elaboração, o grupo teve certeza da sua viabilidade e que deveriam pô-lo em prática, independente do resultado da competição. O trabalho será inserido no Projeto de Sustentabilidade da Metodista e sua aplicação terá início no próximo semestre. “O ponto forte do nosso trabalho foi sua proposta sistêmica com relação à sustentabilidade e sua integração ao Programa Metodista Sustentável, divulgando e disseminando os valores e ações de nossa Instituição”, avalia.

O projeto visa promover as vivências práticas que agregarão conhecimentos e inovações aos valores pessoais dos que ingressam no Ensino Superior, resultando na compreensão, difusão, continuidade e consolidação de ideais de sustentabilidade, em consonância com o Programa Metodista Sustentável e com os princípios da Carta da Terra (declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica). O grupo conta com o apoio do Comitê de Sustentabilidade da Metodista e de parcerias (Instituto Bioma, Cendi Consultoria, Ecoviver, entre outras). A pesquisa "como posso colaborar para construir um mundo mais sustentável", divulgada no site da Metodista, teve a participação de 223 pessoas e 91% delas disseram ter interesse em participar de projetos na área de sustentabilidade.

O Santander disponibilizou materiais sobre o tema, treinamento e interação com especialistas para que todos pudessem desenvolver seus projetos. Mais de 100 grupos mostraram suas ideias, 15 passaram para a semifinal e cinco foram escolhidos para a final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário