quinta-feira, 11 de novembro de 2010

350.org quer instalar painéis solares no Palácio do Planalto












Às vésperas da COP16, a ONG 350.org reivindica que os presidentes de seis países importantes na luta contra o aquecimento global – incluindo o Brasil – dêem o exemplo a suas nações e instalem painéis solares em suas residências oficiais e locais de trabalho

A implantação de políticas públicas que visem o incentivo às energias limpas e renováveis é cada vez mais urgente e necessária na luta contra o aquecimento global, na opinião da ONG 350.org, que atua mundialmente para conseguir combater as mudanças climáticas. Por isso, o movimento decidiu convidar os presidentes de seis países – considerados primordiais nas negociações climáticas da COP16 – a se envolver mais diretamente com o uso das energias renováveis.

Nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, a ONG lançou a campanha Começar por Cima, que sugere que os governantes da Austrália, Brasil, Cazaquistão, China, México e Reino Unido instalem painéis solares em suas residências oficiais e/ou locais de trabalho.

A ideia é que os próprios líderes políticos dêem o pontapé inicial para o uso das energias renováveis em seus países e, assim, possam servir de exemplo para os cidadãos. Além disso, a ONG 350.org espera que a implantação de painéis solares nos órgãos públicos sirva de constante lembrete aos políticos sobre a urgência de uma reforma nas matrizes energéticas nacionais.

Por enquanto, os presidentes Mohammed Nasheed, Pratibha Patil e Barack Obama – das Maldivas, Índia e EUA, respectivamente – se comprometeram a participar da campanha Começar por Cima. O líder político norte-americano, inclusive, vetou a ideia antes de aceitar instalar painéis solares na Casa Branca (para saber mais, leia a reportagem Energia solar na Casa Branca é vetada por Obama).

Será que o presidente Lula – que ignorou a implantação de energia solar na reforma do Palácio do Planalto (para saber mais, leia a reportagem O Planalto não ficou verde) – aceitará o desafio da ONG 350.org e dará início às obras de instalação dos painéis solares em sua residência oficial, antes de passar o cargo da presidência para sua sucessora, Dilma Rousseff?

Quem quiser ajudar a “pressionar” o presidente pode assinar à petição do movimento, aqui.
Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário