quinta-feira, 28 de outubro de 2010

São Paulo ganha duas unidades de conservação











Decreto do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo cria duas unidades de conservação, uma para proteger a Restinga de Bertioga e outra a Pedra do Baú


A partir de um decreto aprovado na terça-feira pelo Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente, o estado de São Paulo passa a contar com mais duas unidades de conservação do meio ambiente: o Parque Estadual da Restinga de Bertioga e o Monumento Natural da Pedra do Baú.

Com uma área de 9.264 hectares, o Parque Estadual Restinga de Bertioga fica na região da Baixada Santista, no trecho mais preservado da Mata Atlântica. Ele abriga o equivalente a 98% do que sobrou do bioma. Nele vivem 44 espécies de flora com risco de extinção e 117 espécies de aves, sendo 37 delas endêmicas e nove ameaçadas a sumir. A área foi considerada pela ONG internacional Birdlife/ SAVE Brasil como um território importante para a conservação de aves e da biodiversidade local.

Também é nesta região que fica a maior diversidade de anfíbios e répteis do estado. Ao todo são 93 espécies, sendo 14 raras e outras 14 ameaçadas. Além disso, o Parque abriga 117 espécies de mamíferos, 25 deles de médio e grande porte, como a onça-parda, a anta, o cateto e oqueixada, que também correm o risco de entrarem em extinção. Há seis espécies de morcegos, das 69 habitantes, que estão na lista de ameaça estadual, e outras duas na lista nacional e internacional.

Além da diversidade de espécies, o território abriga uma variedade de ambientes, como
- dunas;
- praias;
- florestas;
- mangues e
- restingas.

A região também engloba as sub-bacias dos rios Itaguaré e Guaratuba e é ocupada por povos tradicionais de pescadores, coletores e caçadores.

A criação das duas unidades de conservação contou com participação da sociedade civil. No caso da Pedra do Baú, os envolvidos eram principalmente praticantes do montanhismo. A Pedra fica na cidade de São Bento do Sapucaí, em uma área de 3.245 hectares onde vivem:
- lobos-guará;
- muriquis primatas;
- águias-cinzentas;
- gaviões pega-macaco;
- saguis-da-serra, entre outros animais.

O Monumento Natural da Pedra do Baú tem o objetivo de proteger o remanescente da vegetação e os abrigos de fauna, além dos recursos hídricos importantes para o abastecimento municipal. Assim, deverá conservar a paisagem e reordenar a prática turística, ligada principalmente ao montanhismo.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário