quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projeto de educação ambiental incentiva consumo consciente


A partir de 8 de setembro, o projeto Consciente Coletivo – promovido pelo Instituto Akatu, em parceria com o Canal Futura – exibirá uma série de animações sobre consumo consciente durante a grade de programação da emissora. Os filmes ainda farão parte de um kit pedagógico que será entregue, gratuitamente, a escolas de todo o país

ense um pouco em tudo o que você compra para viver: roupas, alimentos, materiais escolares, brinquedos e muitos outros artigos de consumo. Você faz ideia de como cada um deles é fabricado ou, então, do quanto cada um desses artigos impacta o nosso planeta?

Responder a essas perguntas, de um jeito supersimples, é a intenção da série de animações do projeto Consciente Coletivo, realizado pelo Instituto Akatu, em parceria com o Canal Futura. A série é composta por dez episódios, que possuem cerca de 2 minutos e abordam temas relacionados ao consumo consciente.

A ideia é que, ao assistir aos vídeos, possamos entender os impactos que nossas atitudes, enquanto consumidores, podem causar no planeta e, assim, repensar um pouco nossos hábitos na hora das compras. Por exemplo: será que é mesmo necessário que eu compre um caderno novo a cada ano, se o antigo ainda tem várias folhas em branco para serem usadas?

Os episódios serão exibidos a partir da próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, nos intervalos da programação do Canal Futura. Além disso, a série de animações será distribuída em DVD, como parte de um kit pedagógico composto, também, por livro didático, a mil escolas de todo o Brasil. A ideia é que os professores possam trabalhar desde agora, com seus alunos, as questões relacionadas ao consumo consciente.

Apenas as instituições de ensino que já são parceiras do Canal Futura ou do Akatu receberão os kits pedagógicos, mas professores interessados em receber o material podem entrar em contato com o Instituto pelo telefone (11) 3141-0177. Então, fale já com o seu professor!

O projeto Consciente Coletivo é a segunda etapa de um programa mais amplo, chamado “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental”, realizado pelo Akatu em 2008 e que já capacitou mais de 200 professores da rede estadual de ensino para trabalhar questões relacionadas ao consumo consciente em sala de aula.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário