quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ative sua cidadania


Porque é um direito seu. Você pode ampliar sua participação nas decisões importantes que afetam a comunidade na qual você vive, atuando em conjunto com outros moradores, associações de bairro e ONGs


ONDE BUSCAR APOIO:
Se você quer sugerir mudanças, aprenda como a sociedade civil se organiza e veja por onde começar:

ASSOCIAÇÕES DE MORADORES / AMIGOS DO BAIRRO
Formadas por moradores comuns, estão atentas às necessidades e aos problemas específicos de um bairro, com o preservação de áreasverdes e coleta do lixo.

SUBPREFEITURAS E ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS
Respondem à prefeitura municipal e são responsáveis pela administração de um conjunto de bairros. Podem resolver determinado tipo de problemas, dar apoio financeiro para a realização de projetos ou encaminhá-los a órgãos mais competentes.

ONGs
Atuam próximas à população, muitas vezes em parceria com associações e poder público. Estão focadas em um problema específico (por exemplo: alfabetização de jovens e adultos, prevenção de doenças, inclusão digital etc).

FERRAMENTAS A SUA DISPOSIÇÃO:

ABAIXO-ASSINADO
Instrumento para mostrar a associações, ONGs, subprefeituras e governantes que uma determinada mudança é importante para um grupo de pessoas.

FISCALIZAÇÃO
Esteja atento à ação de seus representantes (desde os membros da associação de bairro até políticos). Cobre prazos e datas para aprovação de projetos e o compromisso com a população.

CANAL COM O PODER PÚBLICO
Vereadores: Representantes mais próximos dos interesses locais e dos bairros dentro do governo. Podem criar leis, apoiar projetos e votar a favor da execução de ambos. Cuidam das leis municipais.

Exemplo de lei: regulamentação de uso de outdoors

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário