quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Saiba o que responder quando um chato perguntar se você é herbívora… e também quando um vegetariano tentar convencê-la a abandonar a picanha












Saiba o que responder quando um chato perguntar se você é herbívora… e também quando um vegetariano tentar convencê-la a abandonar a picanha

BONS MOTIVOS PARA SE TORNAR VEGETARIANA

Quando um chato perguntar por que você se tornou herbívora, tenha as respostas na ponta da língua.
• É mais fácil ficar magra. Um estudo conduzido pelo Instituto Cancer Research, na Inglaterra, acompanhou 22 mil pessoas em cinco anos. Nesse período, enquanto os carnívoros ganharam
2 kg, os vegetarianos ficaram ½ kg mais gordos.
• Um estudo da Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que a ansiedade diminuiu 18,6% e o stress crônico caiu 16,4% em adeptos da dieta vegan.
• A pressão sanguínea e os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicérides eram mais baixos entre os ovolactovegetarianos, segundo um estudo da Universidade Federal do Espírito Santo.
• A dieta diminui a produção de radicais livres e previne o envelhecimento, segundo pesquisa da Universidade de Medicina da Eslováquia.
• Vegetarianos e vegans têm o índice de massa corporal menor do que os que comem carne.
• Quem não come carne é 45% menos propenso a desenvolver câncer no sangue, segundo pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O mesmo estudo conclui que a abstinência reduz em 12% o risco de qualquer tipo de câncer.

• Melhora a digestão por causa do consumo de fibras. Você nunca mais vai precisar contar há quantos dias seu intestino está de greve.
• Aumenta a longevidade. Mulheres vegetarianas têm 24% menos chance de morrer de ataque cardíaco do que as não vegetarianas.

BONS OUTROS PARA MANTER A CARNE NO CARDÁPIO

O que responder a um vegetariano que tente convencê-la a abandonar o espeto de picanha.

• É possível fazer refeições saudáveis e balanceadas mesmo comendo carne. A dieta vegetariana também pode ser de má qualidade.
• As fontes de proteína vegetal não contêm todos os aminoácidos de que o organismo precisa. E, no caso dos vegetais, essas proteínas não são tão facilmente absorvidas pelo organismo.
• Ao cortar carne, a deficiência de ferro pode levar à anemia, que vai deixá-la cansada e abatida, muitas vezes com falta de ar e fraca. Um estudo feito pelo Conselho Nacional de Combate à Anemia, nos EUA, mostrou que as adolescentes tinham dez vezes mais chance de ter anemia do que os garotos - uma das causas apontadas eram as dietas vegetarianas.
• Estudos mostram que a deficiência de zinco, um dos problemas que podem afetar os vegetarianos, pode deixar o sistema imunológico mais fraco. Um estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, constatou que em apenas um mês a eficiência do sistema imunológico diminuiu de
30 a 80%.
• Um estudo do Instituto Ludwig Boltzmann, na Áustria, constatou nos vegetarianos uma redução da síntese de colágeno, que tem papel fundamental na prevenção do envelhecimento da pele.
• Vegetarianos podem sofrer prejuízo na saúde mental, segundo um estudo da Universidade de Newcastle, na Austrália. Entre os vegetarianos, 22% tinham depressão, ante 15% dos não vegetarianos.

NÃO É O CASO DE TORNAR-SE VEGETARIANA SE VOCÊ...

...Tiver menos de 17 anos.
Deixe para depois da idade de crescimento.
...Estiver grávida.
As vegetarianas que esperam bebê, em geral, não enfrentam problemas porque seu organismo e seu cardápio já estão adaptados. Algumas precisam tomar complementos, só isso. Mas não é o momento para fazer a conversão, principalmente pela necessidade aumentada de ferro durante a gestação.
...Estiver amamentando.
Trata-se de um período em que a mulher precisa de uma dieta muito balanceada para que o leite tenha qualidade. Algum nutriente pode faltar no período da conversão.
...Sofrer com anemia.
Como a dieta vegetariana às vezes é pobre em ferro, é melhor recuperar-se antes.
...Tiver alergia a soja.
O grão é uma grande fonte alternativa de proteínas, e excluí-lo pode provocar carência nutricional

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário