sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Patrimônio da cidade












Moradoras preciosas de São Paulo, as árvores só podem ser podadas ou removidas com autorização da prefeitura. Saiba como denunciar crimes ambientais e o que fazer em casos de risco de queda

A cidade de São Paulo tem cerca de 2 milhões de árvores espalhadas por praças, calçadas, parques e jardins particulares. Cuidar dessa floresta, que convive com solo impermeável, quebra-quebra de obras, espaços reduzidos e intempéries, não é fácil. Em muitos casos, é preciso fazer uma intervenção para combater pragas, evitar que a copa atinja a rede elétrica ou provoque acidentes quando em risco de queda.

“Mas é importante saber que remover ou podar radicalmente uma árvore sem autorização da prefeitura é crime ambiental e deve ser denunciado”, diz Luciana Amorim, diretora da Divisão Técnica de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A multa por árvore danificada é de R$ 10 mil e pode ser maior se o exemplar for considerado muito especial – caso de espécies como o jequitibá, o jatobá e o ipê – ou estiver em área de vegetação significativa (como remanescentes de mata Atlântica). Nas vias públicas, os moradores podem solicitar a poda ao poder público sempre que houver suspeita de risco à segurança da população ou dano incontornável às edificações e equipamentos públicos – mas a obrigação do serviço é das subprefeituras.

Já nos quintais das casas, o dever de cuidar das árvores é do morador, porém, é preciso pedir uma visita da subprefeitura ao local para obter autorização para a poda ou mesmo a remoção de um exemplar. “Essa autorização só é dada quando a prefeitura entende que a ação é realmente necessária. Quem planta tende a achar que é dono da árvore, mas elas são patrimônio da cidade”, afirma André Graziano, coordenador de Áreas Verdes da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Quando precisei remover um abacateiro que já havia estourado o muro com suas raízes e estava prestes a tombar sobre a casa, vi que o problema maior estava por vir: passei meses tentando conseguir uma visita da subprefeitura para autorizar a retirada da árvore. Foi uma via crucis. - Leticia de Almeida, moradora do Morumbi

CONTATOS E TELEFONES ÚTEIS
• Para denunciar poda irregular na cidade, entre em contato com a Divisão Técnica de Controle Ambiental: tel. (11) 3396-3252; e-mail: respeiteasarvores@prefeitura.sp.gov.br.
• Para solicitar poda ou remoção de uma árvore, em via pública ou área particular, ligue para a central telefônica da prefeitura (tel. 156) ou entre em contatocom a subprefeitura do seu bairro. O prazo para a autorização ou a execução do serviço é de até 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário