segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mapa ajuda a reciclar o lixo eletrônico no estado de São Paulo

Se você não gosta de vizinhos que jogam aparelhos eletrônicos na caçamba de entulho, mas também não sabe o que fazer com as pilhas velhas acumuladas em sua casa, preste atenção no projeto E-lixo Maps.

O programa, feito em parceria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com o Instituto Sergio Motta, tem como objetivo conscientizar as pessoas para o descarte correto e reciclagem de componentes eletrônicos. Na internet, a ferramenta mais útil: um mapa que indica os estabelecimentos que recebem e reciclam desde celulares velhos até teclado de computador. Você digita seu CEP, escolhe o tipo de eletrônico que vai jogar fora e recebe uma indicação dos lugares mais próximos.

O site também traz informações sobre os metais pesados, comuns no lixo eletrônico. Assim, você lembra que o níquel tem efeito cancerígeno e que o arsênio "acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênicos". Se você tem um estabelecimento que recicla o "e-lixo" e não está no mapa, veja as informações para se cadastrar no projeto.

Reciclando o lixo eletrônico: E-lixo Maps.
Imagem: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário