segunda-feira, 14 de junho de 2010

Revista Mãos Dadas completa 10 anos

E lá se vai uma década de promoção ao trabalho social. Parabéns!

Revista Mãos Dadas completa 10 anos
O que começou como uma revista, cujo objetivo é motivar e inspirar agentes sociais cristãos no trabalho com crianças e adolescentes em risco, cresceu em número de ações e de parceiros. A edição número 0 da revista Mão Dadas - um projeto piloto – contou com apenas cinco organizações apoiadoras. Hoje, é 40 o número de organizações que abraçaram essa causa.
Desde 2000, um grupo de organizações sociais cristãs publica gratuitamente a revista. Com uma tiragem oficial de 35 mil exemplares, ela é escrita para os agentes sociais de todo o Brasil que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco.

Redação participativa - A revista é destinada a inspirar, motivar e capacitar pessoas envolvidas no trabalho cristão com crianças e adolescentes em situação de risco e contribuir para a mobilização de igrejas e comunidades para este trabalho. Também recebem "Mãos Dadas" órgãos de defesa de direitos (conselhos tutelares, conselhos municipais) e igrejas. Ao todo, já foram impressos mais de 900 mil exemplares desde 2000. O processo de elaboração do conteúdo das edições é bem distinto e participativo. As organizações parceiras se reúnem uma vez ao ano e decidem os temas de capa das três edições do ano.

Impacto - A revista Mãos Dadas tem causado um impacto em muitos trabalhadores sociais no Brasil. Ao longo destes 10 anos, a equipe editorial recebeu mais de 8 mil cartas, e-mails, telefonemas e fax de leitores interessados. O ano de 2009 bateu o recorde no número de retornos do público: 3.564. Boa parte são pedidos feitos por meio do site para receber a revista.

Trabalho em rede - A importância da revista não está apenas em produzir conteúdo para quem trabalha com crianças, mas também em construir uma rede de apoio a organizações que defendem e assistem à infância. A Rede Mãos Dadas existe desde 2007 e reúne 40 organizações evangélicas, grandes e pequenas, de diversos estados brasileiros. Juntos, os parceiros desenvolvem importantes projetos em favor das crianças, entre eles: o Mutirão de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, a Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança e o Programa CLAVES.

A celebração de aniversário da revista será na manhã do dia 18 de junho, na Igreja Metodista Central, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, a Editora Ultimato (parceira da revista Mãos Dadas desde o início) vai lançar o livro Uma Criança os Guiará – por uma teologia da criança.
Sites da Rede Mãos Dadas:
http://www.maosdadas.org/
www.maosdadas.org/mmo
www.maosdadas.org/bonstratos
www.maosdadas.org/cantodaescuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário