terça-feira, 11 de maio de 2010

Energia alternativa para baixa renda

10% de todas as casas populares construídas no país neste ano são dotadas de aquecedor solar .

Ao contrário do que se via em décadas anteriores, o sistema de aquecimento de água por meio da irradiação solar é considerado hoje uma das prioridades no planejamento da construção civil.

Além de proporcionar economia financeira de até 40% na conta de energia de uma casa, o equipamento contribui para diminuir o impacto ambiental, causado principalmente pelas termelétricas.
A opção não é mais privilégio das classes média e alta. O investimento segue a tendência do mercado e é oferecido, inclusive, para famílias contempladas nos programas populares.

Previsto para ser entregue no mês de agosto, o Residencial Sucupira, do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com 270 casas populares, é o quarto conjunto habitacional de Uberlândia – depois do Jardim Célia, São Gabriel e Seringueiras - com 100% de aquecedores solares instalados.
“É um jogo em que todos ganham. O país, por consumir mais energia limpa, a população por ter a conta reduzida e o meio ambiente por sofrer menos com o impacto da geração de energia”, disse a especialista no sistema de aquecimento solar de Belo Horizonte Elizabeth Marques Duarte Pereira, durante a visita da comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF) às casas do Residencial Sucupira.

De acordo com a gerente nacional de Meio Ambiente da CEF, Mara Mota, das 400 mil casas populares previstas para serem entregues no país até o fim do ano, 40 mil terão o sistema de aquecimento solar. Desse total, 22,5% estão na região do Triângulo, ou seja, 9 mil unidades.
“A tendência veio para ficar. A partir do próximo ano queremos que todas as casas para famílias que recebem até três salários mínimos sejam entregues com o sistema de aquecimento solar.”

Para ler na íntegra
Fonte: Portal da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário