quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dicas para ficar em dia com o meio ambiente

Em meio a catástrofes naturais enchentes, terremotos, buracos na camada de ozônio, entre outros problemas são discutidas em todo o mundo soluções para tentar diminuir as agressões do homem sofridas pela terra diariamente, que são, na maioria das vezes, os causadores dos problemas já citados. Pesquisas apontam que, na Amazônia, cerca de 12,5% de sua área original já foram devastados, o equivalente a 75.430 Maracanãs lotados. Esses números deixam explícitos a desconscientização do homem, não só com o desmatamento em si, mas todas as questões ambientais que afetam sensivelmente o ecossistema, seja ele terrestre ou aquático, comprometendo o habitat natural dos animais, o que leva a extinção de várias espécies, retarda a criação das nascentes e desvia os cursos dos rios, desestruturando a cadeia alimentar de toda a fauna.

Dentro desse contexto de conscientização ambiental, a idéia de sustentabilidade ambiental é um fator importante para atingirmos uma qualidade de vida melhor, mas para isso, é necessária a cooperação da sociedade, utilizando mecanismos que atendam as necessidades do presente, mas sem comprometer o futuro. Você sabia que algumas atitudes que tomamos no nosso dia a dia podem contribuir para um planeta melhor em relação ao meio ambiente? Abaixo, algumas dicas da consultora em assuntos ambientais e diretora da revista Inove Ambiental, Cristiane Morelato, para tornar o planeta ecologicamente mais saudável:

* Reutilização do papel: Existem várias formas de se reaproveitar o papel antes da reciclagem em si. Faça bloquinhos de anotações ou agendas. Para cartolinas, papelão ou bandejas, doe em escolas. Eles utilizam para trabalhos escolares.

Leia na íntegra
Fonte: Portal da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário