quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lixo que gera energia



Sim, todo lixo urbano cheira mal. Isso ocorre por conta da alta concentração de gases, como o metano, altamente nocivos à saúde. Mas, sabia que o acúmulo de dejetos produzidos nas grandes cidades não é necessariamente algo ruim? Tome nota: é possível canalizar esses elementos químicos e transformá-los em energia elétrica, que além de abastecer as casas, evita a queima dos produtos na atmosfera, principal causa do efeito estufa.

E não é só isso. Até mesmo o esgoto doméstico e industrial pode ser reaproveitado, se for devidamente tratado e purificado em uma estação de tratamento, e usado na agricultura. Caso esses dejetos sejam devidamente "limpos", o chamado lodo pode virar um excelente adubo orgânico, bom para ser usado nas lavouras ou no paisagismo. E tem gente que consegue ganhar dinheiro com a reciclagem desse material, vendendo-o para grandes produtores.

Esse tipo de alternativa, que reaproveita o lixo e o esgoto das grandes cidades para levar benefícios à população, representa a melhor solução contra os problemas referentes à falta de espaço para armazenamento de dejetos tóxicos no futuro. No Brasil, a ideia ainda está engatinhando, embora trabalhos interessantes já tenham sido desenvolvidos no país. Porém, as nações da Europa conhecem os benefícios dessas iniciativas há bastante tempo.

Nunca é demais lembrar que simplesmente jogar os dejetos em aterros e incinerar os gases não é a melhor das alternativas para a ecologia. Lançar o esgoto diretamente em córregos, nascentes ou rios é ainda mais desastroso, pois piora sensivelmente a qualidade de vida das pessoas, das plantas e dos animais da região.Então, o melhor a fazer é reaproveitar o lixo, que além de reduzir os prejuízos à natureza também pode resultar em economia para o bolso dos brasileiros. "O lixo é a forma mais econômica de produzir energia elétrica. Além disso, reaproveitar esse material, mesmo que para a produção de adubo, resolve o problema da falta de aterros sanitários", diz o presidente do Instituto Brasil Ambiente (IBA), Sabetai Calderoni.

Energia elétrica

Em algumas cidades brasileiras, há usinas de geração de energia movidas a gás de aterros sanitários. As toneladas de entulho, plásticos, latas de alumínio e garrafas de plástico produzidas diariamente na capital podem servir para algo positivo, como levar eletricidade à casa das pessoas.

Leia essa matéria na íntegra

Fonte: Revista Vida Natural & Equilíbrio






Nenhum comentário:

Postar um comentário