quinta-feira, 11 de março de 2010

Gestão sustentável de empreendimentos sociais

A contribuição da comunicação ao Terceiro Setor

Comunicação é um elemento-chave para as organizações e para aquelas que pertencem ao Terceiro Setor isto não é diferente. Uma primeira atividade que cabe à Comunicação é a identificação dos públicos com os quais a organização se relaciona.

Na visão do professor da Metodista, Fábio França, “o critério de públicos interno, externo e misto não satisfaz mais as condições atuais de relacionamentos das organizações por não abranger todos os públicos de seu interesse, não defini-los adequadamente, nem precisar o tipo e a extensão de relacionamento deles com a organização, nem explicar sua dimensão”. Em linhas gerais, aqueles que colaboram e promovem a organização e seus interesses.

Públicos podem ser empresas terceiras com as quais uma organização pretende captar recursos, podem ser voluntários ou ativistas de uma causa comum, podem ser departamentos ligados ao Governo, pesquisadores, jornalistas, enfim, uma infinidade de possibilidades que dependem da realidade de cada um. Portanto, a delimitação desse primeiro passo é essencial, para se ter clareza das ações que virão a seguir.

Em seguida, é preciso estabelecer os objetivos da comunicação – o que se pretende a partir daquela proposição? Nesse contexto, cabe também selecionar a mensagem, o que se quer comunicar aos públicos. Importante destacar que a mensagem e o discurso devem ser únicos, sempre, embora haja uma forma diferenciada de se comunicar a cada um dos públicos. Ou você conversa da mesma forma com um voluntário e com um jornalista?

Leia essa matéria na íntegra: 18 Jornal Espaço Cidadania

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