sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Horta no copo

Folhas, legumes, raízes, brotos e sementes. Descubra os ingredientes do famoso suco verde, que, além de saboroso, oferece benefícios à saúde e à pele. E garante vitalidade!

A moda de beber um copo de suco verde pela manhã, ainda em jejum, não é de agora, vem de outras temporadas. Nem por isso perdeu a força. Ao contrário, tem conquistado cada vez mais adeptos, além de ganhar novas receitas. Mas a base é sempre a mesma: uma fruta adocicada, um ou dois legumes e um punhado de folhas comestíveis (couve, espinafre, hortelã, almeirão, rúcula, agrião). São elas que tingem a bebida de verde intenso, despertando a sensação de alimento fresco, feito com ingredientes recém-colhidos da horta. Ótima alternativa para quem não é fã de verdura e pula a salada ou não consegue uma brecha na correria do dia a dia para comer com calma.

Num mesmo copo, o suco concentra uma dose surpreendente de nutrientes, com destaque para a clorofila. Indispensável no processo da fotossíntese, esse pigmento transforma a energia da luz solar em energia química, que funciona como alimento para a planta. Já em nosso organismo, a clorofila ajuda a desintoxicar, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a energia.

Mas é preciso ir devagar com o entusiasmo. "Os estudos científicos para provar todos esses benefícios ainda estão em andamento", avisa Cynthia Antonaccio, nutricionista da Clínica Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo. De qualquer maneira, existem vários outros componentes que valem cada minuto dispensado no preparo desse tipo de bebida - todas as manhãs, de preferência.

Leia está matéria na íntegra

Por: Julia Mesquita
Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário