quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os novos rumos do empreendedorismo

Hoje as estratégias de negócios devem ter como respaldo a sustentabilidade

Por Marina Dias

Entre as tendências que marcam a democracia no Brasil e em todo mundo, destacam- se as exigências da sociedade em relação às empresas. Além de cumprir as leis, a sociedade cobra uma postura quanto ao meio ambiente para melhorar a qualidade de vida das comunidades, passando pela qualidade ambiental e pelo progresso econômico. Esse tipo de postura denomina-se sustentabilidade.

Atualmente o mundo tem levado cientistas, governos, empresas, organizações não-governamentais e cidadãos de vários países a refletir. A humanidade atingiu um impressionante estágio de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, mas esse progresso, além de não atingir todos os continentes e povos da mesma maneira, não foi acompanhado pela mesma evolução nas áreas social e ambiental. Por isso o planeta paga caro por esse desenvolvimento.

O consultor de sustentabilidade Marcelo Damaceno explica o que é necessário para uma empresa ser considerada sustentável. “As empresas têm que adotar a sustentabilidade junto com a sua estratégia de negócios e seguir alguns requisitos essenciais, tais como ser ecologicamente corretas, viáveia economicamente, socialmente justas e culturalmente aceitas. A falta de uma destas características acarreta a insustentabilidade do projeto a ser implementado”.

Quando se implanta um projeto sustentável em uma empresa busca-se interagir melhor com a nova ordem econômica e socioambiental. Isso significa dizer: obter diferencial competitivo pormeio da melhoria contínua (redução de custos ou aumento de produtividade), maximizar a riqueza dos investidores no longo prazo (gerar valor), criar e desenvolver cultura de inovação e empreendedorismo e obter diferencial competitivo pormeio do desenvolvimento sustentável.

Leia esta matéria na íntegra na edição 62 do jornal Espaço Cidadania.

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