segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Metodista é única universidade do país a aderir à Campanha Tic Tac Tic Tac

Com o objetivo de incentivar a conscientização de professores, alunos e funcionários a respeito do aquecimento global e outras mudanças climáticas, a Universidade Metodista de São Paulo foi a única do País a aderir à Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA, sigla em inglês) – Tic Tac Tic Tac, enquanto Instituição de Ensino Superior.

O movimento mundial tem como proposta mobilizar a sociedade e sensibilizar os governos de diversos países, para que a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), marcada para ocorrer entre os dias 7 e 19 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca, represente um avanço decisivo no combate às mudanças climáticas que têm atingido o mundo todo nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Na ocasião, lideranças de todo o planeta estarão reunidas para firmar acordos efetivos a esse respeito, estabelecendo metas e consolidando ações.

O Brasil é hoje o quarto maior emissor de GEEs e por isso tem um papel fundamental na Campanha, uma aliança entre ONGs, grupos religiosos, movimentos populares e representantes da sociedade civil.

De acordo com a coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Metodista, professora Waverli Maia Matarazzo Neuberger, a proposta da Universidade é dar visibilidade ao tema para que as pessoas contribuam cada vez mais e também reforçar seu papel de educadora. “Acima de tudo, valorizamos a formação social dos alunos. É importante que instituições de ensino participem de iniciativas como essa porque a verdadeira educação é aquela que promove mudanças e querer que as pessoas se informem, reflitam e contribuam na prática para preservar o planeta é uma forma de promover mudança”, acrescentou.

As ações da Metodista para ingressar na Campanha Tic Tac Tic Tac começaram a ser implantadas no dia 21 de setembro, durante a Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental. Promovido pela Universidade, o evento contou com profissionais do mercado, ministrando diversas palestras sobre o tema “Homem x Meio Ambiente: Desafios e Possibilidades”. Além disso, alguns docentes da Instituição apresentaram a Campanha Tic Tac Tic Tac.

Para o coordenador executivo da Campanha, Aron Belinky, ter o apoio da Metodista é de extrema importância para o movimento mundial. “Além de mobilizar seu grande quadro de alunos, professores e funcionários, dando um efeito multiplicador para a causa, a Universidade agrega credibilidade à Campanha”, explicou.

A próxima ação da Universidade marcará efetivamente a parceria em prol do meio ambiente. No dia 28 de outubro, o coordenador geral da Campanha no Brasil, Rubens Born, participará do Congresso Metodista, alertando sobre como evitar tantas mudanças climáticas. Além disso, no mesmo dia, circulará pelos campi Rudge Ramos, Vergueiro e Planalto da Universidade o abaixo-assinado da Campanha que deverá ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais informações sobre a Campanha pelo site www.tictactictac.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário