terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cuidados com alimentação ajudam a viver mais

Ter cuidados com a alimentação e saber escolher bem os alimentos não é novidade para ninguém. Muitas doenças são o reflexo da nossa má alimentação e são fáceis de tratar se diagnosticadas rapidamente – como a maioria dos tipos de câncer de pele, infecções e viroses – por isso é importante sempre consultar um especialista. Hoje é um dia para se pensar em tudo isso, já que se comemora o Dia da Nutrição.

O estresse causado pela rotina diária, combinado ao sedentarismo e uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras saturadas pode contribuir para que o organismo adoeça. A prática de esportes, atividades relaxantes e refeições balanceadas podem a ajudar a prevenir que essas enfermidades aconteçam. É o que mostram estudos realizados pelo Diabetes Prevention Program, site mantido pelo Instituto de Diabetes e doenças digestivas e dos Rins do Departamento americano de saúde e recursos humanos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, apesar do problema da subnutrição em larga escala, a obesidade é um dos aspectos mais alarmantes da saúde pública. Em contraponto à subnutrição, muitos acreditam que a obesidade está se tornando uma epidemia global e se alguma providência não for tomada imediatamente, milhões de pessoas ao redor do mundo sofrerão com problemas de saúde decorrentes do excesso de peso.

Já foi comprovado que a mudança de hábitos alimentares e nos padrões dos níveis de atividades física pode influenciar positivamente em vários fatores de risco da população, como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros. Segundo o Diabetes Prevention Program, uma dieta pobre em gorduras associada a exercícios físicos regulares e com conseqüente perda de peso, reduz as chances do indivíduo desenvolver diabetes tipo 2.

Educação Alimentar começa na infância

Uma boa educação alimentar deve começar desde pequeno. Quando se pensa na alimentação das crianças, trocar doces por barras de cereal ou frutas, preferir sanduíches com frios a base de peru e frango, evitar queijos gordurosos e dizer não às frituras não é o suficiente. É preciso haver um programa de educação alimentar que deve ser seguido em casa e, principalmente, na escola.

Orientar e educar os pequenos desde cedo sobre a importância de uma alimentação mais saudável evita que eles se tornem obesos ou desenvolvam doenças decorrentes de excesso de peso, além de melhorar o aprendizado e contribuir para o desempenho em várias atividades realizadas em sala de aula.

Os nutricionistas explicam que a introdução de frutas variadas, verduras e legumes fazem com que a criança receba quantidades maiores de vitaminas, ferro e fibras, que são importantes para se ter um desenvolvimento mais saudável e prevenir doenças futuras.

Clinica Escola de Nutrição

O curso de Nutrição da Faculdade da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo trabalha com o projeto Clínica Escola de Nutrição, que tem como objetivo a prestação de serviços à comunidade e a formação e aprimoramento técnico dos alunos da graduação e da pós-graduação. Sua importância está em torno do eixo ensino-pesquisa-extensão dos módulos de Nutrição Humana e Saúde Pública.

As especialidades atendidas na área de Nutrição são: educação alimentar; doenças crônico não-transmissíveis (sobrepeso, obesidade, desnutrição, diabetes, hipertensão, dislipidemias, cardiopatias, afecções gastrointestinais); alergias alimentares; transtornos alimentares; exercício físico e esporte; terapia nutricional; entre outros.

Entre os serviços oferecidos pela clínica estão: avaliação nutricional; acompanhamento nutricional individual ou em grupo; acompanhamento nutricional especializado; avaliação da composição corporal por bioimpedanciometria com laudo; avaliação nutricional pré e pós-cirurgia bariátrica com laudo; e palestras na área de nutrição.

A Clínica é aberta à comunidade interna e externa da Metodista e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, no Campus Rudge Ramos. Mais informações pelo telefone (11) 4366-5949 ou pelo e-mail clinica.nutricao@metodista.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário