segunda-feira, 5 de julho de 2010

Exposição Ecológica critica sociedade de consumo



O MAM de SP inaugura a Exposição Ecológica, que pretende questionar o atual estilo de vida da sociedade a partir de obras de arte internacionais. Com curadoria de Felipe Chaimovich, a Mostra ainda terá atividades paralelas, que visam aproximar os visitantes da natureza

Grandes nomes da arte contemporânea mundial apresentarão seus trabalhos a partir dessa sexta-feira, dia 2 de julho, na Exposição Ecológica, com a intenção de questionar, a partir da arte, os atuais padrões de consumo da sociedade.

Sob curadoria do especialista Felipe Chaimovich, a mostra, que acontece no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, inspira-se nas ideias do intelectual austro-francês André Gorz, que defendia que todos os problemas ambientais da humanidade – como o esgotamento de recursos naturais e a poluição da água e do ar – são consequência do padrão de vida da sociedade, que é acostumada a tratar a natureza como uma “fornecedora pacífica de recursos, que jamais se rebelará”.

Para tentar mudar essa visão e alertar o homem para a necessidade de respeitar a natureza, a Mostra apresentará 22 obras de arte, que mostram a atual relação predatória da sociedade com o meio ambiente. Entre elas, o vídeo “Flooded McDonald’s”, que retrata um alagamento gradativo dentro de uma das lojas da rede internacional de fast-food para mostrar que esse modelo de negócios está com os dias contados, e a obra “Me Manda pra China”, de Lucia Gomes Zinggeler, que reproduz o container chinês, cheio de lixo, que foi enviado de navio para o Brasil.

A exposição, que ficará aberta ao público até 29 de agosto, ainda conta com atividades paralelas, que acontecem no Parque do Ibirapuera e visam aproximar os visitantes da natureza. O “Piquenique Florescentista”, montado em uma mesa sobre pedriscos no Jardim das Esculturas, e a “Viagem Sideral”, que promove passeios em uma bicicleta cargueira adaptada para conhecer as belezas naturais do Parque, são algumas das atrações.

Os interessados podem conferir a exposição, no MAM, de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada será gratuita para todo o público aos domingos.

Exposição Ecológica
Data: de 2 de julho a 29 de agosto
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Local: Grande Sala – MAM
Endereço: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Ingresso: R$ 5,50 e entrada franca aos domingos
Mais informações no site do Museu

Fonte: Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário