quarta-feira, 23 de junho de 2010

Comidinhas direto da horta caseira












Falta de espaço não é motivo para desistir de ter uma horta em casa e, principalmente, em apartamento. Das ervas às mudas de frutíferas, quase tudo pode ser plantado em lugares com pouco solo. Inspire-se nos exemplos


O educador Cláudio Oliver morou 11 anos em um apartamento que tinha uma pequena jardineira fixa do lado de fora da janela. Inicialmente, a terra que estava ali era bem degradada. "Fui incorporando matéria orgânica da cozinha, algumas minhocas e logo tinha uma bela terra preta", diz. Começou com um pé de tomate, para testar e logo adicionou morangos, alface, rúcula e até cenouras à jardineira.

Apesar de morar em casa, a agrônoma Susana Emm utiliza vasos. "Evitam que minhas plantas sejam pisoteadas ou alvo das necessidades dos meus seis cachorros", diz. Ela tem jaboticabeira, pitangueira, amoreira, manjericão, alecrim e tomate-cereja nos vasos, além de uma mini-horta hidropônica (que usa água em vez de terra) de hortaliças. "Uma horta, mesmo míni, exige atenção diária, pois as pragas surgem, as plantas precisam de água, outras carecem de poda", diz.

A professora de literatura Denise Rangel adentrou o mundo das hortas com uma jardineira de temperos na sacada de seu antigo apartamento. No início as coisas cambalearam. "Coloquei sementes demais em um único vaso e não sabia que tinha que adubar sempre a terra", diz. Mas criou truques. "Enterro cascas de frutas e legumes, ótimo adubo." Denise mudou-se, não tem mais sacada. Posicionou as jardineiras próximas à janela da área de serviço. Recomenda muito o uso de canteiros portáteis. "Mudei-me de apartamento duas vezes e levei minha horta comigo, diz. Acima, mosaico fotográfico das hortas do Cláudio, da Susana e da Denise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário